sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Topografia

Engª Civil e Engª Geográfica
Ano lectivo 2010-2011


OBJECTIVOS DA DISCIPLINA
Pretende-se que esta disciplina forneça aos alunos conhecimentos sobre os métodos clássicos de execução de levantamentos topográficos.
Os alunos devem conhecer os equipamentos e os vários métodos utilizados, bem como as infra-estruturas cartográficas em que se podem apoiar.
Serão ministrados os conhecimentos básicos que lhes permitem utilizar dados acerca da rede geodésica nacional e cartas topográficas, compreendendo a informação nelas representada, assim como as características deste tipo de informação.
São ainda abordados de uma forma elementar outras formas de aquisição de dados topográficos, como a Fotogrametria, a Detecção Remota, os Sistemas de Posicionamento Global e os Sistemas de Varrimento Laser.
No final pretende-se que os alunos sejam capazes de escolher os métodos topográficos mais adequados para resolver um determinado problema, executá-los e efectuar o tratamento dos dados recolhidos.


PROGRAMA
1.  Introdução
2.     Fundamentos de representação cartográfica
2.1.    Representação plana da Terra
2.2.    Sistemas de referência
2.3.    Cartografia nacional
2.4.    Cartometria
3.     Levantamentos topográficos: Métodos clássicos de aquisição de dados
3.1.    Introdução
3.2.    Equipamento topográfico
3.3.    Medição de ângulos e distâncias
3.4.    Métodos de determinação de coordenadas
3.5.    Nivelamento
4.     Outros métodos de aquisição de informação geográfica
4.1.    Fotogrametria e Detecção Remota
4.2.    Sistemas de Posicionamento e Navegação Global
4.3.    Sistemas de Varrimento Laser
5.     Representação de informação geográfica
5.1.    Planimetria
5.2.    Altimetria
6.     Aplicações da Topografia

Competências Genéricas  
  • Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos
  • Competência em raciocínio crítico
  • Competência para resolver problemas
  • Adaptabilidade a novas situações
  • Competência em comunicação oral e escrita
  • Competência em organização e planificação
  • Competência em trabalho em grupo
  • Preocupação com a qualidade
  • Competência em autocrítica e auto-avaliação
  • Capacidade de decisão

Métodos de Ensino
Os conceitos teóricos fundamentais apresentados nas aulas teóricas serão acompanhados da resolução de problemas práticos, bem como da utilização do equipamento e métodos da Topografia adequados a cada situação específica. Além disso, os alunos realizarão trabalhos de campo de forma a porem em prática os conhecimentos adquiridos.


MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Componente de avaliação contínua
Trabalho prático (cotado para 6.0 valores):
Requer a presença a 75% das aulas práticas e a 75% das aulas de campo.
Corresponde à execução de um trabalho parcialmente realizado durante as aulas práticas.
Será apresentado um problema aos alunos, que terão de identificar a melhor forma de o resolver, preparar e executar o trabalho de campo e fazer os cálculos necessários.
O trabalho integra duas partes: A componente de planificação e a de execução.
A primeira parte (planificação do trabalho) será avaliada através de um teste escrito com a duração de 1h, a realizar no dia 4 de Maio de 2011 às 15h30 no Departamento de Matemática (data e hora a confirmar).
Cotação do teste: 3 valores.
A segunda parte (execução do trabalho de campo e dos cálculos) será avaliada através da entrega de um relatório final.
Cotação do Trabalho: 3 valores. 

Avaliação final
Exame escrito:
A aprovação à disciplina será obtida mediante a resolução de um exame escrito, que terá a duração de 2h30 e será cotado para 14 valores para quem fez o trabalho prático.
Para quem não fez o trabalho prático, terá uma duração de 3h00 e uma cotação de 20 valores. 
Orais:
Haverá orais facultativas para defesa de nota superior a 17 valores.


Bibliografia:
Fonte, C. (2009) Textos de Apoio de Topografia. FCTUC.
Gonçalves, J. A., Madeira, S. Sousa, J. J. (2008) Topografia. Editora Lidel.
Casaca, J.; Matos, J.; Baio, M. (2005) Topografia Geral. Editora Lidel.
Davis, R., Foote, F., Anderson, J, Mikhail, E. (1981) Surveying. Theory and Practice. McGraw-Hill, Inc.


http://cadernosdematematica.blogspot.com/

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